22 maio 2017

Conheça Extix 17.04 LXQt

O desenvolvedor GNU/Linux, Arne Exton, anunciou hoje, o lançamento e disponibilidade imediata para download da distribuição ExTiX 17.4 LXQt.

O ExTiX 17.4 parece ser a segunda distro baseada no mais recente sistema operacional Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) da Canonical, após o Ultimate Edition 5.4. No entanto, o ExTiX 17.4, que é apelidado de "The Ultimate Linux System", também é baseado nos repositórios do Debian 8.7 "Jessie" e Debian 9 "Stretch". Ou seja, é baseado no Debian 8.7 "Jessie" e também no Debian 9 "Stretch".

O maior novo recurso do ExTiX 17.4 parece ser o mais recente ambiente de desktop LXQt 0.11.1que substitui a interface de usuário Unity 7 do Ubuntu 17.04
A distro agora é alimentada pelo kernel 4.10.0-19-exton, que é baseado no kernel Linux 4.10.8e todos os pacotes pré-instalados foram atualizados para suas versões mais recentes.


O Google Chrome é o navegador da Web padrão.


Entre os aplicativos enviados com a versão ExTiX 17.4, podemos mencionar o Google Chrome como navegador padrão, o editor de conteúdo BlueGriffon 2.3.1 WYSIWYG, o pacote de escritório LibreOfficeo cliente de email e notícias Mozilla Thunderbird, o editor de partição GParted, E leitor multimédia SMPlayer.

O suporte para codecs multimídia é fornecido no ExTiX 17.4, juntamente com o GCC (GNU Compiler Collection) e outras ferramentas de compilação que permitem instalar outros programas da fonte. 
Também está instalado o mais recente driver gráfico Nvidia 381.09 para aqueles com GPUs Nvidia.

O ExTiX 17.4 LXQt Live DVD está disponível para download no site. 
A imagem ISO suporta apenas computadores de 64 bits, pode ser escrita em pendrives USB ou em DVDs, e possui uma opção de inicialização "Copiar para RAM" que permite executar o sistema ao Live Pendrive/DVD (modo Persistente) diretamente da memória do computador, ejetando o suporte inicializável.

Veja as notas de lançamento aqui.

Até a próxima!