17 agosto 2017

Lançado o Ubuntu 16.04.3 LTS

A Canonical lançou recentemente o Ubuntu 16.04.3 LTS, a terceira grande atualização para a série com suporte de longo prazo mais recente. Entre os principais destaques, está o Linux Kernel 4.10 e a biblioteca de gráficos 3D Mesa 17.0, ambos do Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus). Este lançamento é ótimo para aqueles que querem fazer novas instalações do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), mas com os principais componentes do sistema operacional já atualizados.

Além disso, ao oferecer uma uma nova pilha de habilitação de hardware (HWE), graças a nova versão do kernel Linux e do Mesa, por exemplo, o Ubuntu 16.04.3 LTS também proporciona um melhor suporte para novos hardwares, bem como melhorias de desempenho e melhor gerenciamento de energia. O próximo HWE provavelmente será lançado com o kernel e Mesa do próximo Ubuntu 17.10, com lançamento marcado para o mês de outubro.


Atualizando para o Ubuntu 16.04.3 LTS.

Se você não gosta da ideia de reinstalar o sistema operacional, não tem problema: você pode atualizar o seu Ubuntu 16.04.2 LTS com o aplicativo Software Updater. Contudo, se você ainda possui o primeiro lançamento da série 16.04 LTS, você não receberá a atualização HWE automaticamente. Mas nem tudo está perdido. Caso você não queira ter que reinstalar o Ubuntu, execute o comando abaixo no seu Terminal:

sudo apt install --install-recommends linux-generic-hwe-16.04 xserver-xorg-hwe-16.04

Obs.: após a atualizações estiver totalmente concluída, reinicie o sistema. Se você encontrar problemas após a atualização do kernel, não entre em pânico: você pode inicializar usando o kernel antigo, selecionando-o no menu de inicialização (GRUB).

Você pode fazer download do Ubuntu 16.04.3 LTS (Xenial Xerus) no site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.

Até a próxima!