24 julho 2017

Lançado Mageia 6

Depois de uma longa espera, o lançamento final do sistema operacional Mageia 6 está finalmente pronta, e parece que vem com muitos novos recursos e melhorias de desempenho.

De acordo com o colaborador da Mageia, Rémi Verschelde, o desenvolvimento da maior versão do Mageia 6 demorou mais do que o esperado porque a equipe queria transformá-lo em sua maior versão ainda. Mageia 6 vem mais de dois anos após a série Mageia 5, e sete meses e meio após Mageia 5.1.

"Embora o desenvolvimento de Mageia 6 tenha sido muito mais longo do que o previsto, tomamos o tempo para polir e garantir que será a nossa maior versão até agora", diz o anúncio de hoje . "Agradecemos a nossa comunidade por sua paciência, e também a nossa equipe de embalagens e QA que forneceu um suporte prolongado para Mageia 5 muito além do cronograma inicial".

Aqui está o que há de novo na Mageia 6.
Os destaques do Mageia 6 incluem o ambiente de trabalho KDE Plasma 5.8.7 LTS, o gerenciador de pacotes DNF da Red Hat como alternativa à antiga ferramenta de gerenciamento de pacotes do urpmi da Mandriva, permitindo que os usuários instalem pacotes de repositores de terceiros como o Fedora COPR ou o OpenSUSE Build Service.

O GRUB2 é agora a implementação padrão do gerenciador de inicialização no Mageia 6, que é alimentado por um kernel a partir da série 4.9 do Linux com suporte a longo prazo, especificamente a versão 4.9.35, e vem com uma pilha gráfica moderna usando a Mesa 17.1.4 3D Graphics Library, Bem como servidores X.Org Server 1.19.3 e Wayland 1.11.0.

Ambientes de desktop alternativos disponíveis no Mageia 6 incluem GNOME 3.24.2, Xfce 4.12.1, Canela 3.2.8, MATE 1.18 e LXQt 0.11, e entre algumas das aplicações mais populares incluídas, podemos citar o Firefox 52.2.0 ESR e Chromium 57, o Suite de escritório LibreOffice 5.3.4.2 e o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 52.2.1.

Com a Mageia 6, a equipe também queria modernizar e unificar a aparência de sua distribuição GNU / Linux, então eles criaram um novo conjunto de ícones e ícones do sistema, com a ajuda do designer Timothée Giet. O Mageia 6 será suportado nos próximos 18 meses, até 16 de janeiro de 2019, com atualizações de segurança e software.

Os usuários do Mageia 5, que serão suportados por apenas três meses a partir do momento da redação deste artigo, até 31 de outubro de 2017, são instados a atualizar o Mageia 6 o mais rápido possível. Você pode baixar o Mageia 6 como KDE, GNOME e Xfce Live ISOs, bem como imagens do Instalador clássico para arquiteturas de hardware de 64 bits e 32 bits.

Fonte.

Até a próxima!