02 março 2017

Como instalar o ambiente LXQt no Ubuntu

LXQt é baseado na biblioteca QT e é praticamente o ambiente gráfico da distribuição LXDE. Se você quiser experimentar esse desktop, veja aqui como instalar ou atualizar para o ambiente LXQt no Ubuntu e derivados.





LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt: um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. O ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity ou quer experimentar novos ares.

Ele usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop Razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.


Como instalar o ambiente LXQt no Ubuntu e seus derivados.

- Para instalar o LXQt no Ubuntu 16.04 ou Linux Mint 18, basta instalar estes pacotes listados aqui:

sudo apt-get install lxqt-session lxqt-panel lxqt-qtplugin 

lxqt-sudo lxqt-policykit lxqt-globalkeys lxqt-admin 

lxqt-powermanagement lxqt-runner pcmanfm-qt lximage-qt  


- No LXQt desktop poderia ser instalado manualmente pacote por pacote, mas vai ser dor de cabeça para iniciantes, difícil de localizar o que não está funcionando porque ele não está funcionando:
 Então, se você não tem nenhuma preocupação sobre o quanto a largura de banda da Internet será consumida, basta instalar o lxqt-metapackage, ele vai instalar o resto como dependência.


sudo apt-get install lxqt-metapackage
 
 
 
Ou se preferir instale apenas o que é necessário:

sudo apt-get install openbox pcmanfm-qt lxqt-admin 
lxqt-common lxqt-config lxqt-globalkeys lxqt-notificationd 
lxqt-panel lxqt-policykit lxqt-powermanagement lxqt-qtplugin 
lxqt-runner lxqt-session lxqt-sudo

 Obs.: Isso instalará a maioria dos pacotes relacionados ao LXQt, mas ainda assim algo pode estar faltando, dependendo do seu sistema.



Uma vez que a instalação estiver concluída, saia da sua sessão atual do Ubuntu. Na tela de login, clique no ícone usado para escolher o ambiente gráfico (o circulo branco).

Você será apresentado a uma tela com todas as opções de ambientes de desktop atualmente instalados. A mais recente adição a esta lista será o LXQt. Clique nesta opção e faça login novamente.



Fonte: Install Lxqt-desktop in Ubuntu LinuxMint

 

Até a próxima!