15 junho 2016

Conheça o Endless OS

Na semana passada, a Endless liberou o seu sistema operacional Endless OS gratuitamente para qualquer pessoa baixar e usar.
O SO, cuja infraestrutura é baseada no Linux, traz um ecossistema com mais de 100 aplicativos sobre os mais variados assuntos, o que inclui uma enciclopédia completa, jogos educativos para crianças, apps com informações sobre dinossauros, saúde e bem-estar, receitas, entre outros. Há também ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações de trabalho, editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.
De acordo com o site Seja Livre, o Endless OS foi desenvolvido após três anos de pesquisa com usuários em favelas e zonas rurais no Rio de Janeiro, Guatemala e Índia, e foi projetado levando em consideração as deficiências de infraestrutura de banda larga em países emergentes.
“O custo dos serviços de dados terá de cair em 90%, em média, para que a Internet se torne universalmente acessível”, disse Matt Dalio, fundador e CEO da Endless. “A característica principal é promover uma experiência de Internet assíncrona, permitindo aos usuários acessar conteúdos comumente disponíveis na Internet, como Wikipedia, videoaulas da Khan Academy, notícias, dicas de saúde e receitas, por exemplo, quando lhe for conveniente, sem limitações de planos de dados”.
A maior parte distribuições Linux é orientada para desenvolvedores com experiência em tecnologia. Para atender às necessidades específicas de usuários em áreas menos desenvolvidas, a Endless adotou uma abordagem diferente, centrada na simplicidade. “O Endless OS foi construído a partir do kernel Linux, do desktop GNOME e de outros sistemas populares de código aberto. É baseado em uma extensa pesquisa de campo com usuários em diferentes partes do mundo. O resultado é um sistema operacional sólido, bonito e fácil de usar, e que esperamos que possa contribuir para melhorar a vida das pessoas”, disse Jonathan Blandford, VP de Engenharia da Endless.
O sistema operacional Endless OS está disponível em português, espanhol e inglês, em duas versões:
  • Versão “Light” (2 GB):  recomendada para pessoas com algum acesso à Internet e que podem optar por baixar os conteúdos educacionais e demais aplicativos posteriormente. Ela inclui aplicativos de desktop básicos: navegador Chromium, LibreOffice (compatível Office da Microsoft), leitor de audio e vídeo, queimador de CD/DVD, organizador de fotos, calculadora e organizador de agenda, e-mails e contatos. Também está disponível em francês, árabe, chinês e bahasa Indonésia. Bengali, tailandês e vietnamita serão adicionados em breve.
  • Versão “Full” (10GB – na versão em Português): recomendada para pessoas com nenhum acesso ou acesso muito limitado à Internet. Além de todos os aplicativos básicos para desktop da versão Light, a versão completa inclui mais de 100 aplicativos pré-instalados e que ficam acessíveis offline, com informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, Enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipedia, Escola Virtual com vídeos da Khan Academy, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar.
O Endless OS pode ser baixado neste link, ou neste.

Fonte: iMasters



Até a próxima!