31 maio 2016

Instalação de pacotes Deb pelo Gnome Software no Ubuntu 16.04 LTS.

     Como você deve saber, a Canonical decidiu adotar o GNOME Software como gerenciador de pacote padrão para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), substituindo o velho Ubuntu Software Center. A Canonical renomeou o GNOME Software para o Ubuntu Software, tornando as coisas mais familiar para os recém-chegados.
      Mas havia um problema desagradável, que não deveria ter ocorrido, em primeiro lugar, especialmente para uma versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu, que é um dos sistemas operacionais mais utilizados, como Ubuntu Software (GNOME Software) não permitia instalações de pacotes .deb adquiridos a partir da web.
      Isso é um empecilho para os recém-chegados, porque a primeira coisa que eles costumam a fazer depois de instalar o Ubuntu é fazer instalações de programas que eles estão acostumados, como o Google Chrome ou o Opera, Spotify, Steam para o linux e muito mais. E o caminho mais fácil para eles fazerem isso é clicarduas vezes no instalador.




      Claro, havia sempre a possibilidade de fazer a instalação dos pacotes .deb de terceiros utilizando o terminal (ex.: sudo dpkg -i nome_pacote.deb) ou usando um outro pacote gráfico de instalação, como o Gdebi, que necessita ser instalado através dos repositórios.

      Então, sim, era um bug muito desagradável e demorou uma semana para que a Canonical colocasse a versão corrigida do GNOME Software no repositório principal, mas a espera acabou.

      A versão corrigida do GNOME Software (Ubuntu Software) está ativo e você já pode fazer a atualização. Está confirmado que agora é possível instalar .debs de terceiros.

     Se você quiser pode baixar também do site Ubuntu Update.org

É isso, e até a próxima!