25 junho 2015

Lançado Mageia 5

Sobre Mageia 5.

Mageia 5 é uma distribuição GNU/Linux para o seu computador, lançado pela Comunidade Mageia . Pode ser instalado de várias maneiras, com as ISOs Live ou Clássicas sendo os métodos mais populares.



Live ISO, tentar usar Mageia sem instalação. Use estas instruções para colocar a Live ISO em um CD, DVD ou dispositivo USB. Em seguida, você pode executar Mageia 5 diretamente, e usar Mageia usando uma das interfaces gráficas de usuário, como o GNOME ou KDE.

Se você está feliz com a experiência Mageia, você pode instalá-lo em seu disco rígido a partir da mídia Live.

A ISO Clássica é a forma mais tradicional de instalar Mageia diretamente. Dê uma olhada na documentação completa para este instalador.

Mageia 5 inclui vários gerenciador de desktop, incluindo KDE, Gnome, XFCE, Mate, e Cinnamon.

Há muitas aplicações nos repositórios oficiais . Você pode verificar o banco de dados Mageia Aplicação para obter uma lista completa de pacotes Mageia.

 O que há de novo na Mageia 5?
O principal centro das atenções da Mageia 5 é o suporte de sistemas UEFI. Se você não estiver familiarizado com o termo, sinta-se livre para verificar nosso artigo detalhado sobre o assunto. Em poucas palavras, vamos dizer que a maioria dos sistemas com hardware recente (3 anos de idade ou mais recente) estão equipados com UEFI, então, para que nossos usuários possam instalar a Mageia 5 facilmente em hardware recente, o suporte UEFI era uma obrigação.

Implementar o suporte para inicialização UEFI e as mudanças de particionamento, que são inerentes a esta nova tecnologia, significava fazer muitas mudanças em nosso instalador. Foi feito de forma incremental, corrigindo bugs como eles apareceram, e descobrindo novas e velhas questões ao longo do caminho. Tivemos a sorte de ter uma equipe muito dedicada de testadores QA para este lançamento, e eles brincaram com o instalador para tentar encontrar suas deficiências nas configurações mais exóticas. Ao todo, esses testes geraram muitas correções e novos recursos em nosso instalador em cima do novo suporte UEFI: suporte para o RAID, integração do GRUB 2, as alterações no particionador…

É claro que esta nova versão não é apenas sobre as mudanças do instalador; todos os pacotes foram atualizados, e nós fizemos um monte de trabalho para garantir todos os pacotes bem construídos em relação ao novo conjunto de ferramentas de Mageia 5. Entre outros, você vai encontrar:

  •  Low-level: Kernel 3.19.8, X.org 1.16.4
  •  Toolkits: Qt 5.4.0, GTK+ 3.14.8
  •  Ambientes de desktop: KDE 4.14.3, GNOME 3.14, Cinnamon 2.4.5, MATE 1.8.0, XFCE 4.12, LXQt 0.9.0, Plasma 5.1.2
  • Aplicativos: LibreOffice 4.4.2.2, Firefox ESR 31.7.0 (irá rapidamente ser atualizada para o Firefox ESR 38.x)
Se quiser fazer o download da Mageia 5 clique aqui.

Até a próxima.