11 junho 2015

Kaiana Linux: Uma distro Brasileira

     Kaiana Linux é uma distribuição desenvolvida pelo projeto União Livre Linux, que teve início em meados de 2012, e tem como propósito a união de todas as comunidades Linux Brasileiras para a formação de uma só comunidade unificada forte e sempre ativa.
     Isso foi tido pelas comunidades Brasileiras como a descontinuação de todas, sendo que a última versão do BigLinux foi lançado no final de 2012 baseando-se no Ubuntu 12.04LTS. também houve muita discussão entorno da comunidade brasileira sobre esse novo projeto que estaria para se desenvolver, logo após todos os ocorridos entre a comunidade Brasileira o slogan do projeto foi alterado para “É um projeto que trabalha para desenvolver, divulgar e promover o uso de software livre no Brasil, assim como também estimular a união de esforços por parte da comunidade.”
     Como sabemos, no mês de dezembro foi divulgado uma versão beta da Kaiana, uma distro com um visual bacana que usa como ambiente gráfico padrão o KDE e traz consigo um apanhado de aplicações como LibreOffice, Gimp, Pidgin, Firefox, K3b, SMPlayer e outras aplicações essenciais, que por sinal me pareceu bastante leve apesar de ainda ser uma versão beta..
     O sistema conta com 3 painéis de controles, um do kde, um do BigLinux e um centro de controle desenvolvido pelo projeto união livre linux e compartilham ferramentas que tem funções semelhantes.


 
    O sistema em si é praticamente um Ubuntu com o kde e algumas personalizações. Uma coisa que eu ainda não tinha visto em outras distribuições, é a animação de inicialização que aparece diferente todas as vezes que você da boot no sistema, eu particularmente achei muito legal.

    O consumo de recursos da máquina não é como no Ubuntu 64bits, o Kaiana usou apenas 251 MB, isso sem nenhum programa aberto e no modo live.


 
Com efeitos do kwin ativados ficou meio bugado, não sei o porquê disso ter acontecido, de todas as distros que eu testo essa foi a primeira a ficar assim.  


 
    E quando desativa os efeitos do kwin fica normal sem bugs.


 
    Kaiana mesmo em fase beta é uma distribuição elegante e convidativa, recomendo o teste deste grande sistema, que está sendo desenvolvido pelo
projeto União Livre Linux.

     
     Se você se interessou em conhecer o Kaiana faça o download clicando abaixo.



Até a próxima.