O Ubuntu 19.10 também traz a confirmação de uma promessa feita pela Canonical em junho: depois de anunciar a decisão de encerrar o suporte a aplicativos de 32 bits (i386) na distribuição, a companhia desistiu dessa ideia após intensa reação contrária. Isso significa que softwares como Wine e Steam continuam plenamente compatíveis com o sistema operacional.
Falando em Steam (jogos), o Ubuntu 19.10 vem ainda com drivers para placas de vídeo GeForce desenvolvidos pela própria Nvidia — até então, era preciso baixá-los separadamente. Isso significa que os usuários poderão contar com mais desempenho em jogos ou aplicações que exigem bastante da GPU. Por outro lado, a decisão de incluir esses drivers na imagem do sistema levanta alguma polêmica por eles serem proprietários. De todo modo, o uso desses drivers é opcional.
Outras duas novidades que merecem menção são o suporte ao sistema de arquivos ZFS (ainda que em caráter experimental) e ao padrão de descompressão LZ4 que, entre outros benefícios, deve deixar o boot do Ubuntu mais rápido (apesar de, normalmente, o sistema operacional já ser bem ágil na inicialização).
Para baixar a nova versão acesse aqui.
Até a próxima!