Apelidado de Cosmic Cuttlefish, o Ubuntu 18.10 está em desenvolvimento nos últimos seis meses, durante os quais recebeu inúmeras melhorias em relação aos lançamentos anteriores. O Ubuntu 18.10 apresenta o mais recente ambiente de desktop GNOME 3.30 e é alimentado pelo kernel mais recente e avançado, o Linux 4.18.
O Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) será suportado pela Canonical pelos próximos nove meses com atualizações de software e patches de segurança. É agora disponíveis para download como Ubuntu Desktop, o Ubuntu Server, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie, Ubuntu Kylin.
"O Ubuntu é agora a plataforma de referência mundial em engenharia e análise de inteligência artificial", disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. "Aceleramos a produtividade do desenvolvedor e ajudamos as empresas a operar com velocidade e escala, em várias nuvens e diversos dispositivos de ponta."
Aqui está o que há de novo no Ubuntu 18.10
Provavelmente, o mais importante recurso do sistema operacional Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) é o novo tema Yaru, anteriormente Communitheme, que dá ao Ubuntu uma aparência nova, melhorando a usabilidade com o uso cuidadoso das cores semânticas e integrando-se melhor ao ambiente GNOME. .Outros destaques incluem o suporte VeraCrypt no GNOME Disks, efeitos suaves de visualização e zoom de desktop, suporte para desbloquear o seu PC com impressões digitais, suporte Snap aos portais XDG, integração de telefone móvel com GS Connect, bem como suporte para o gerenciamento de dispositivos Thunderbolt nas configurações painel.
Para reduzir a carga e aumentar as contagens de FPS para jogos, o Ubuntu 18.10 traz várias melhorias de desempenho, como a capacidade de armazenar em cache mais componentes do shell na RAM da GPU. Ele também apresenta uma nova opção que permite que o sistema operacional envie relatórios de erros automaticamente para a janela de diálogo de relatório de erros.
Ubuntu the hood, o Ubuntu 18.10 vem com uma toolchain atualizada que consiste em GNU C Library (Glibc) 2.28, GNU Compiler Collection (GCC) 8.2, OpenSSL 1.1.1, Python 3.6.7 (padrão) e 3.7.1, Boost 1.67, Ruby 2.5.1, Perl 5.26.2, PHP 7.2.10, Golang 1.10.4, Rust 1.28 e OpenJDK 11.
"O OpenSSL, a biblioteca de comunicação segura que usa o protocolo TLS, é atualizado para a série de suporte de longo prazo 1.1.1. Ele suporta o padrão TLSv1.3 recentemente aprovado. Diversos aplicativos cliente e servidor foram habilitados para usar TLSv1.3 por padrão em Ubuntu 18.10 com muitos mais para vir no próximo lançamento ", disse Canonical.
Também possui suporte para chaves de proteção de memória POWER, suporte KVM para Virtualização Criptografada Segura AMD, suporte Open for Business (OFB), suporte zcrypt em sistemas IBM Z, habilitação de Comunicações de Memória Compartilhada remota e direta (SMC-R / D), como bem como um suporte de compilação cruzada para alvos ARM.
No lado do servidor, o Ubuntu Server 18.10 apresenta o software de virtualização QEMU 2.12, kit de ferramentas de virtualização libvirt 4.6, DPDK (Data Plane Development Kit) 17.11.x, Open vSwitch 2.10 switch multilayer virtual distribuído, cloud-init 18.4 customização e configuração de instância em nuvem ferramenta, e curtin 18.1.59 instalador bare bones.
Para baixar o Ubuntu 18.10 acesse aqui.
Até a próxima!