"O lançamento de hoje do openSUSE Leap 15 está oferecendo aos usuários profissionais, empreendedores e ISVs (Independent Software Vendors) uma base nova de código, reforçada e robusta para suas cargas de trabalho que suportam hardware moderno, baseado em código aberto e estável, com foco na comunidade e ambientes corporativos", diz o anúncio oficial.
Os principais destaques do openSUSE Leap 15
Entre os principais destaques do openSUSE Leap 15, podemos citar um novo particionador implementado no instalador, integração com o conjunto de aplicativos de groupware de código aberto Kopano, o Firewalld como ferramenta de gerenciamento de firewall padrão, novas funções "server" e "transactional server", com sistema de arquivos raiz somente leitura e atualizações transacionais, otimizações para cloud e uma aparência totalmente nova que está estreitamente alinhada com o SUSE Linux Enterprise.
O openSUSE Leap 15 também aprimora as ferramentas de configuração do sistema presentes no YaST (Yet another Setup Tool) e do AutoYaST e atualiza vários de seus componentes para novas versões. Entre eles, podemos mencionar o Linux Kernel 4.12, ambientes gráficos KDE Plasma 5.12 LTS e GNOME 3.26, suíte de escritório LibreOffice 6.0, navegador Mozilla Firefox 60, cliente de email Mozilla Thunderbird 52, reprodutor multimídia VLC 3.0, OpenSSL 1.1.0, PHP 7 e systemd 234.
Os usuários existentes do openSUSE Leap agora podem atualizar para o lançamento do openSUSE Leap 15, mas para novas implantações, você terá que baixar as imagens de instalação do openSUSE Leap 15.
O openSUSE Leap 15 funciona apenas com arquiteturas de hardware de 64 bits (x86_64), mas o suporte para as arquiteturas ARM64 (AArch64) e POWER é esperado em breve. A série openSUSE Leap 15 será mantida com atualizações de segurança pelos próximos três anos.
Fonte: LinuxBuzz.
Até a próxima.