07 março 2018

Lançado nova versão do KaOS

A KaOS tem o orgulho de anunciar a disponibilidade do lançamento em março de um novo ISO estável.


Um GCC 7.3.0, Glibc 2.26 e binutils 2.30 baseado em nova ferramenta se mudou para todos os usuários. Esta nova ferramenta requer uma reconstrução bastante grande de muitos pacotes. Uma vez que isso também inclui novo Systemd, Filesystem e Mkinitcpio. é justo dizer que toda a base do seu sistema será substituída. O Upstream combinou todos os pacotes Xorgprotode protótipos minúsculos e totalmente maduros em um único pacote, o que para usuários de KaOS significa substituir cerca de vinte e cinco pacotes de proto com o Xorgproto. Houve também um movimento para Qt 5.10.1 e Plasma 5.12, portanto ficará claro que um novo ISO seja devido.

Falcon substituiu o Qupzilla como o navegador da Web padrão. Falkon é uma continuação do Qupzilla, agora desenvolvido na infraestrutura de desenvolvimento do KDE.
Como sempre com esta distribuição contínua, você encontrará os pacotes mais recentes para a Desktop Plasma, incluindo Frameworks 5.43.0, Plasma 5.12.2 , KDE Applications 17.12.2. Tudo construído no Qt 5.10.1 .
Novos recursos com Plasma 5.12:

Novos recursos com Plasma 5.12:
  • Função de cor da noite para reduzir a exposição da luz azul da noite
  • Melhoria de usabilidade para o menu global: adicionar um painel de menu global ou botão de decoração de janela habilita-o sem precisar de um passo de configuração extra
  • A acessibilidade corrige no KRunner: agora pode ser completamente usado com leitores na tela como Orca
  • O applet de ícones agora usa o favicon do site
  • Texto de notificação selecionável novamente, incluindo recurso de link de cópia
  • Layout do menu de aplicativos Slim Kickoff
  • O applet do tempo agora pode exibir a temperatura ao lado do ícone do estado do clima no painel
  • A atividade do sistema e o Monitor do sistema agora mostram gráficos por processo para o uso da CPU
  • O texto do widget do relógio agora é dimensionado de forma mais apropriada
  • As sombras do Windows agora estão centradas na horizontal e maiores por padrão
  • A caixa de diálogo Propriedades agora mostra metadados do arquivo
Existe uma opção para verificar a autenticidade dos arquivos ISO KaOS baixados através da verificação de assinatura GPG , veja a página de download para mais detalhes e instruções.
A Mesa inclui modelos experimentais de Nouveau, e os aplicativos baseados em QtWebengine e navegadores da Web podem ser novamente usados ​​em sistemas que executam o driver Nouveau. Isso corrige um bug de longa data que volta até meados de 2015.

Base do sistema

As atualizações principais mais notáveis ​​para a base do sistema são Systemd 237, Linux 4.15.7, GCC 7.3.2, Glibc 2.26, Binutils 2.30, Qt 5.10.1, Mesa 17.3.6, DBus 1.12.6, MPFR 4.0.1, Xorgproto 2018.4, Rust 1.24.1, Meson 0.45.0 e Libva 2.1.0.
Os repositórios KaOS já não fornecem o Qt 4. É um bom há três anos que o desenvolvimento do Qt 4 parou, até o final de 2015, todos os suporte incluindo correções de segurança terminaram. Qualquer aplicativo que não tenha feito a transição para o Qt 5 em todo esse tempo não pode mais ser suportado no KaOS. Ou eles realmente não são mais mantidos ou seu desenvolvimento está ignorando as implicações de construir em um possível conjunto de ferramentas inseguras.
O kernel do Linux possui todas as compilações de ucode necessárias para uma atualização de microcódigo precoce totalmente automatizada.

Notas comuns

O KaOS usa um Assistente de Primeira Execução . Ele será executado no sistema recém-instalado e habilitará com apenas alguns cliques para ajustar o comportamento do mouse, o iniciador de menu, o tema da área de trabalho, o papel de parede usado, o esquema de cores, o estilo do widget, a decoração da janela e os desktops virtuais usados. Com um clique, esse Assistente também irá vincular a Documentação KaOS e todas as informações de contato.
Also included is a KaOS specific tool to write ISO files to USB. Not only does IsoWriter write to USB it also gives the option to recover your USB stick after using it for an ISO, something that regular dd copy or the previously used Imagewriter were not able to do. New in this version is the ability to verify the integrity of the written USB flash drive in comparison to the downloaded ISO file. This can be done in Dolphin too, right-click the ISO file, select Actions then select Verify ISO Write
Este ISO usa o sistema de arquivos XFS habilitado para CRC e finobt como padrão. Os CRCs permitem uma melhor detecção de erros devido a problemas de hardware, enquanto as mudanças de formato também melhoram os algoritmos de recuperação de falhas ea capacidade de várias ferramentas para validar e reparar as corrupções de metadados quando são encontradas. O Free Inode Btree não indexa os inodos usados, permitindo um desempenho de alocação de inodes mais rápido e consistente conforme a idade dos sistemas de arquivos.
O KaOS usa Systemd fornecido Systemd-boot para instalações UEFI.

Calamares

A estrutura de instalação usada mudou para a série 3.2. Destaques das mudanças e adições:
  • O KPMCore 3.3 agora é necessário. Isso adiciona suporte ao particionamento LVM, graças ao trabalho de Andrius Štikonas.
  • Melhor relatório de erros dos módulos Python.
  • O Python Job-modules não pôde usar pretty_name () para relatar o status do módulo quando o trabalho foi iniciado.
  • Adivinhação aprimorada dos layouts de teclado com base na linguagem do sistema. Por exemplo, o catalão e o Hausa agora selecionam mapeamentos de teclado padrão apropriados em vez de seus padrões nacionais (espanhol e inglês, respectivamente).
  • Use mais código de suporte do KPMCore, em vez de fazê-lo nós mesmos.
Para mais detalhes sobre a nova versão acesse aqui.

Até a próxima!