Antes de mais nada, é importante ressaltar que o Ubuntu 16.10 não é uma grande atualização sobre o Ubuntu 16.04 LTS, porém, já que conta com softwares atualizados sob o capô, é recomendado principalmente para quem faz uso dos gráficos integrados da Intel ou de alguma GPU da AMD para curtir aquela jogatina, onde, neste caso, o usuário conta com os drivers de vídeo open source juntamente com Mesa. Contudo, se você espera algo inovador, ficará desapontado.
O sistema operacional também traz pequenas correções para o ambiente gráfico Unity 7 e para o gerenciador de janelas Compiz, o que deve fazer com que tudo funcione um pouco mais rápido e suave. Além disso, também há um melhor desempenho em máquinas virtuais graças ao novo modo Unity Low Graphics, bem como uma nova versão do gerenciador de arquivos Nautilus, a 3.20, que dá aos usuários acesso a novos recurso e melhorias para HiDPI.
Quem desejar utilizar o Unity 8 com o Mir poderá fazê-lo sem problemas através da própria tela de login, porém, ainda há limitações e o novo Unity ainda não é o padrão por motivos óbvios, faltam muitos detalhes ainda para torná-lo 100% utilizável no PC, assim como é hoje e dia nos Smartphones, mas com ele presente você pode ajudar os desenvolvedores a trazer ele para o desktop mais rápido, reportando bugs e dando sugestões.
Para quem quiser baixar a .Iso do Ubuntu 16.10 acesse aqui.
Até a próxima!