Cinnamon é um dos ambientes gráficos padrão do Linux Mint. Ele é um pouco parecido com o Gnome, até porque ele se baseia muito nesse ambiente. Ele tem um visual fácil de usar e um leiaute familiar. Além disso, no Cinnamon você pode mudar a forma como o ambiente de trabalho funciona, o visual e o comportamento dele.
A palavra Cinnamon é do inglês e quer dizer "canela".
O Cinnamon é uma interface gráfica construída em GTK, se você for um usuário de transição do Windows e está experimentando o Ubuntu como sistema operacional, o cinnamon é um bom ambiente de trabalho para seu desktop ou notebook.
Esta é interface do Cinnamon, perceba que por padrão a barra de menu de acesso está localizada na parte inferior da tela, que é o padrão para esta interface. Mas se você preferir, você também pode mover a barra para o topo da tela.
Para você mover a barra para o topo da tela, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de menu e ir até a opção Modificar painel, depois em Mover. Logo em seguida é só clicar na parte superior da tela que automaticamente a barra irá mudar de posição.
Para instalar o Cinnamon no Ubuntu, abra o seu terminal.
Copie e cole o seguinte comando:sudo add-apt-repository ppa:embrosyn/cinnamon
Atualize os seus repositórios:
sudo apt update
E finalmente instale a nova versão do Cinnamon:
sudo apt install cinnamon
Depois do processo ter terminado, reinicie a máquina e vá até a tela de login e mude o ambiente gráfico.
Para verificar a versão é através do aplicativo "Informações do sistema" que você encontra no menu:
Caso você tenha tido alguns problemas ou simplesmente não quiser mais utilizar o Cinnamon, volte para a tela de login e selecione o Unity novamente, logue-se, abra o terminal novamente e remova o Cinnamon com estes comandos:
sudo apt install ppa-purgesudo apt remove cinnamon*sudo apt remove nemo
sudo ppa-purge ppa:embrosyn/cinnamon
sudo apt-get autoremove
Até a próxima!