27 agosto 2016

Linux completou no dia 25 de agosto, 25 anos de existência

     Há exatamente 25 anos atrás, em 25 de agosto de 1991, que foi um domingo, Linus Benedict Torvalds revelava aos usuários do Minix (um sistema operacional Unix-like, ou seja, semelhante ao UNIX), que ele estava trabalhando em um sistema operacional de computador livre como um hobby. No entanto, na época, todo esse trabalho de Torvalds estava direcionado no kernel mais famoso do mundo: o Linux.

     "Olá a todos que usam o minix - Eu estou fazendo um sistema operacional (gratuito) (apenas um hobby, não será grande e profissional como o gnu) para clones do 386 (486) AT. Ele esta sendo preparado desde abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de algum comentário sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que meu OS assemelha-se um pouco (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas)", diz o anúncio.

     25 anos se passaram e, atualmente, podemos ver que o kernel Linux cresceu muito e está em todos os lugares ao nosso redor. O kernel criado por Linus Torvalds está presente em smartphones Android ou Ubuntu, assim como 99,9% dos sites que você acessa diariamente e, até mesmo, em geladeiras inteligentes ou em supercomputadores. Mesmo que você não possa vê-lo, o Linux está lá.

     Toda a internet é alimentado por Linux! É usado em aviões, em seu roteador Wi-Fi, em smartwatches, Smart TVs e qualquer outro dispositivo inteligente que você tem na sua casa roda o kernel que possui como mascote o Tux, um pinguim super fofo, e que é amado, até mesmo, pela Microsoft.

É isso, até a próxima!