29 janeiro 2015

Comandos para atualizar o Openmandriva Lx.

Atualizar o Sistema

Atualizar o Sistema, aqui podemos atualizar nosso sistema inteiro ou somente aqueles pacotes desejados. Para a atualização funcionar devemos ter as mídias bem configuradas. Também podemos atualizar pelo terminal (console), sempre como root:


 [usuario@localhost ~]$ su -
 Password:

 Digite o comando urpmi –auto-update
[root@localhost ~]# urpmi --auto-update


 Quando temos problemas de conexão ou problemas semelhantes podemos executar:
 [root@localhost ~]# urpmi --auto-update --auto-select --test


 Assim vamos baixar todos os pacotes para update e verificar se está tudo correto, ele vai voltar logo a para [root@localhost ~], sem instalar nada, logo e só executar um:
 [root@localhost ~]# urpmi --auto-update --auto-select


 E ele vai atualizar desde os pacotes já baixados.



Manual de urpmi

RPM é a ferramenta adotada pelo Mandriva-Linux para gerenciar a base instalada de programas. Por ser uma tarefa bastante complexa, são fornecidos dois sistemas auxiliares de fachada (frontend) para facilitar sua utilização:

rpmdrake - em modo gráfico
urpm# - em modo texto, com seus componentes urpmi, urpme, urpmq e urpmf.
urpmi é a ferramenta para instalar programas (pacotes RPM). Deve ser usada com privilégios de administrador. Chame-a simplesmente com urpmi nomedopacote para instalar um pacote e todas as suas dependências. Se você digitar um nome incompleto de um pacote, será executada uma pesquisa, retornando sugestões. Outra opção útil que se pode usar é urpmi –auto-update, que atualizará a lista de pacotes disponíveis a partir de todos os repositórios apontados, e instalará qualquer atualização disponível.
Exemplo: urpmi firefox

urpme é a ferramenta de remoção de software. Deve ser usada com privilégios de administrador. Chame-a simplesmente com urpme nomedopacote para remover um pacote e quaisquer outros que dependam dele. Se você digitar um nome incompleto de pacote, será executada uma pesquisa, retornando sugestões.
Exemplo: urpme firefox.

urpmq e urpmf são ferramentas de pesquisa. Elas podem ser usadas com privilégios de usuário normal. De modo geral, use urpmf para localizar qual pacote contém um arquivo em particular, e urpmq para todas as outras operações de pesquisa. Chamado sem parâmetros, urpmq pesquisará nomes de pacotes. Veja as páginas de manual (man pages) para mais informações.
Exemplo: urpmi -i firefox.

24 janeiro 2015

Comando para atualizar o Ubuntu manualmente

Como atualizar o Ubuntu manualmente

     O comportamento padrão do sistema operacional detectar a necessidade de ser atualizado automaticamente.
     Contudo, suas configurações permitem mudar a constância ou a periodicidade da busca por atualizações no seu sistema.

     Se, por algum motivo qualquer, você precisa verificar se há necessidade de atualizar o seu sistema, usar a linha de comando é a forma mais eficiente de realizar este procedimento — e tudo pode ser feito em apenas 2 passos.
    
Como sincronizar o sistema com os repositórios
     O primeiro passo, é sincronizar o seu sistema com os repositórios (definidos dentro do arquivo /etc/apt/sources.list).
     Isto é feito com o seguinte comando, como root. 
sudo apt-get update
Obs.: Aguarde o término da execução e siga para o próximo passo.


Como atualizar o sistema
     Finalmente, uma vez concluído o processo anterior, você já pode atualizar o sistema com o seguinte comando:
sudo apt-get upgrade
    
     Ao contrário do que o nome pode sugerir, este comando não faz um upgrade da distro atual para outra mais nova. Ele apenas instala as atualizações disponíveis pros pacotes de software, já presentes, na sua atual versão do Ubuntu.
     Só para citar um exemplo, caso você tenha o Ubuntu 14.04 instalado, o parâmetro upgrade não vai instalar a versão 14.10 no seu computador — mas apenas as atualizações disponíveis para a versão do sistema que você estiver usando.

17 janeiro 2015

Como fazer o Backup da MBR

TutorFree: Como fazer o Backup da MBR: Existem users, que são no mínimo ... azarados ( principalmente devido ao uso do dual boot ), e quantas vezes a MBR não ficou corrompida?...

02 janeiro 2015

Como realizar o backup da MBR

TutorFree: Como realizar o backup da MBR: Existem users, que são no mínimo ... azarados ( principalmente devido ao uso do dual boot ), e quantas vezes a MBR não ficou corrompid...