29 janeiro 2015

Comandos para atualizar o Openmandriva Lx.

Atualizar o Sistema

Atualizar o Sistema, aqui podemos atualizar nosso sistema inteiro ou somente aqueles pacotes desejados. Para a atualização funcionar devemos ter as mídias bem configuradas. Também podemos atualizar pelo terminal (console), sempre como root:


 [usuario@localhost ~]$ su -
 Password:

 Digite o comando urpmi –auto-update
[root@localhost ~]# urpmi --auto-update


 Quando temos problemas de conexão ou problemas semelhantes podemos executar:
 [root@localhost ~]# urpmi --auto-update --auto-select --test


 Assim vamos baixar todos os pacotes para update e verificar se está tudo correto, ele vai voltar logo a para [root@localhost ~], sem instalar nada, logo e só executar um:
 [root@localhost ~]# urpmi --auto-update --auto-select


 E ele vai atualizar desde os pacotes já baixados.



Manual de urpmi

RPM é a ferramenta adotada pelo Mandriva-Linux para gerenciar a base instalada de programas. Por ser uma tarefa bastante complexa, são fornecidos dois sistemas auxiliares de fachada (frontend) para facilitar sua utilização:

rpmdrake - em modo gráfico
urpm# - em modo texto, com seus componentes urpmi, urpme, urpmq e urpmf.
urpmi é a ferramenta para instalar programas (pacotes RPM). Deve ser usada com privilégios de administrador. Chame-a simplesmente com urpmi nomedopacote para instalar um pacote e todas as suas dependências. Se você digitar um nome incompleto de um pacote, será executada uma pesquisa, retornando sugestões. Outra opção útil que se pode usar é urpmi –auto-update, que atualizará a lista de pacotes disponíveis a partir de todos os repositórios apontados, e instalará qualquer atualização disponível.
Exemplo: urpmi firefox

urpme é a ferramenta de remoção de software. Deve ser usada com privilégios de administrador. Chame-a simplesmente com urpme nomedopacote para remover um pacote e quaisquer outros que dependam dele. Se você digitar um nome incompleto de pacote, será executada uma pesquisa, retornando sugestões.
Exemplo: urpme firefox.

urpmq e urpmf são ferramentas de pesquisa. Elas podem ser usadas com privilégios de usuário normal. De modo geral, use urpmf para localizar qual pacote contém um arquivo em particular, e urpmq para todas as outras operações de pesquisa. Chamado sem parâmetros, urpmq pesquisará nomes de pacotes. Veja as páginas de manual (man pages) para mais informações.
Exemplo: urpmi -i firefox.