12 maio 2015

Trisquel GNU/Linux: Uma Distro 100% livre.


O Linux Trisquel, que é baseado em Ubuntu, foi desenvolvido originalmente na província da Galícia, na Espanha, entre 2004 e 2005. Inclusive seu idioma original era o Galego. Hoje tem suporte a mais de 50 idiomas diferentes.


De acordo com o site do desenvolvedor:


“O Trisquel GNU / Linux é um sistema operacional 100% livre. Ele vem com um conjunto completo de programas e pode ser facilmente estendido com um instalador gráfico. Há várias edições, incluindo uma "mini" edição para netbooks e computadores antigos e um instalador baseado em rede para instalações personalizadas ou para ambientes de servidores”.


Ênfase é dada  a “sistema operacional 100% livre”. Todos os programas e pacotes distribuídos com o Trisquel são Software Livre, e nenhum software proprietário está presente no sistema.


O Site oficial da distribuição é: http://trisquel.info/
Página para download: http://trisquel.info/en/download

    





Área de trabalho Trisquel 7.0 Gnome.
Além da versão padrão do sistema Trisquel, também estão disponíveis duas outras: Trisquel Mini e Trisquel Sugar TOAST, todas com arquiteturas x86 de 32 e de 64 bits.

O Trisquel Mini é um Live CD, com 600 MB de tamanho, que traz a interface LXDE, e os idiomas inglês e espanhol pré-instalados. Seu objetivo é o uso em Netbooks e computadores mais antigos.

Já a versão Sugar TOAST é uma versão bem minimalista, cujo foco é a educação infantil. Trata-se de um Live CD com 500 MB de tamanho e o ambiente de aprendizado Sugar.