09 maio 2015

Comandos para atualizar o Ubuntu manualmente

     



Como atualizar o Ubuntu manualmente
   
     O comportamento padrão do sistema operacional detectar a necessidade de ser atualizado automaticamente.

     Contudo, suas configurações permitem mudar a constância ou a periodicidade da busca por atualizações no seu sistema.

     Se, por algum motivo qualquer, você precisa verificar se há necessidade de atualizar o seu sistema, usar a linha de comando é a forma mais eficiente de realizar este procedimento — e tudo pode ser feito em apenas 2 passos.


Como sincronizar o sistema com os repositórios

     O primeiro passo, é sincronizar o seu sistema com os repositórios (definidos dentro do arquivo /etc/apt/sources.list).

Isto é feito com o seguinte comando:
 sudo apt-get update

Aguarde o término da execução e siga para o próximo passo.

Obs.: Lembrando que esse comando não atualiza o Kernel


Como atualizar o sistema

Finalmente, uma vez concluído o processo anterior, você já pode atualizar o sistema:
 sudo apt-get upgrade


     Ao contrário do que o nome pode sugerir, este comando não faz um upgrade da distro atual para outra mais nova. Ele apenas instala as atualizações disponíveis pros pacotes de software, já presentes, na sua atual versão do Ubuntu. Além disso geralmente não atualiza kernel.

     Só para citar um exemplo, caso você tenha o Ubuntu 14.04 instalado, o parâmetro upgrade não vai instalar a versão 14.10 no seu computador — mas apenas as atualizações disponíveis para a versão do sistema que você estiver usando.


Obs.: O "apt-get upgrade" de ser utilizado sempre que você quer atualizar todos os pacotes para as versões mais recentes, só vai buscar as atualizações dos servidores, mirrors, sem atualizar nada (tem que dar um update primeiro para atualizar a informação sobre os pacotes).

O "apt-get dist-upgrade" esse faz uma atualização completa dos sistema incluindo a remoção de pacotes para que algum mais novo possa ser instalado. Esse atualiza inclusive o kernel.

     Técnicamente é mais complexo, vou tentar explicar o que li no manual, basicamente a diferença é que um "apt-get upgrade" não fará a atualização se esta tiver que remover/atualizar outros pacotes, ao contrário o "apt-get dist-upgrade" faz as atualizações  fazendo as alterações com mais impacto (remover/atualizar outros pacotes).

     Assumindo que só está usando os repositórios oficias, se não estiver mudando de versão de distribuição não deverá ser necessário nunca um dist-upgrade.


Até a próxima.