27 maio 2015

OpenBox - Instalando e configurando passo-a-passo

     O OpenBox é um Gerenciador de Janelas Livre, assim como o Metacity e Compiz Fusion. Uma de suas principais características é sua excepcional relação velocidade/desempenho + beleza + funcionalidade. Você pode usa-lo junto ao GNOME ou "sozinho". Outra característica interessante sobre o OpenBox, é que apesar de ele ser "apenas" um Gerenciador de Janelas, se você utiliza-lo "sozinho", ele se comporta como um Ambiente Gráfico - devido a sua possibilidade de ser usado "Standalone" (Sozinho) - , ainda mais se você configura-lo adequadamente.
   
     Openbox foi derivado originalmente de Blackbox 0.65.0, mas foi totalmente reescrito em linguagem C, desde a versão 3.0, não é mais baseado em nenhum código do Blackbox. Assim como o projeto que lhe deu origem,  o Openbox foi projetado para ser leve e rápido, ele também permite que os usuários configurem a maneira que as janelas são controladas. Quando uma janela é minimizada torna-se invisível, podendo ser maximizada usando as teclas Alt+Tab ou o através do menu do ambiente, acessível a partir de um clique com o botão direito do mouse. O ambiente pode ser melhorado usando outros programas pequenos que adicionam ícones, barras de tarefas, lançadores, widgets e outros objetos comuns aos atuais desktops.

      OpenBox é o ambiente padrão no LXDE, mas também é possível usá-lo sozinho, por exemplo, com um painel como o Tint2, ou como o gerenciador de janelas padrão em outros ambientes como KDE ou XFCE. Ao usar o OpenBox como gerenciador de janelas no XFCE, ao invés do xfwm4, isto tornará o ambiente desktop ainda mais rápido e ágil, bem como proporcionará várias personalizações, graças à ferramenta OpenBox Configuration Manager (obconf).
   
     Neste tutorial, vai abranger algumas terminologias básicas, e a instalação e configuração do OpenBox, além de programas extras que combinam com este Gerencador de Janeas "Ambientado".

     Ele vai precisar de uma boa dose de dedicação da sua parte, vão ser necessários a utilização frequente do Terminal/Konsole e uma pesquisa posterior complementar na Internet. Mas eu vou prover muitos links para facilitar ainda mais.




     Conceitos básicos
Ambiente Gráfico - É um sistema que utiliza janelas gráficas e também outros recursos gráficos que roda sobre o X Window (Janelas X, é um conjunto de bibliotecas que visa dar base para a apresentação de uma Interface Gráfica para melhor interação com o usuário). Um Sistema Operacional na verdade roda em modo texto somente. Mas existe os Ambientes Gráficos, com janelas e menus amigáveis e interativos para tornar a interação Homem-Máquina mais intuitiva.

Exemplos de Ambientes Gráficos - GNOME, KDE, XFCE, Enlightnment entre outros.


Gerenciador de Janela - São as ferramentas que organizam, manipulam e são responsáveis pelas configuração e comportamento da parte gráfica em geral do Ambiente Gráfico.

Exemplos de Gerenciadores de Janelas - Metacity, Compiz Fusion, OpenBox, FluxBox, IceWM entre outros.


Gerenciador de Arquivos - São as ferramentas responsáveis por organizar e gerenciar os arquivos criados, utilizados e configurados pelo usuário do Sistema Operacional, como pastas, arquivos de texto, imagens etc.

Exemplos de Gerenciadores de Arquivos - Nautilus, Thunar, PCManFM entre outros.


Gerenciador de Login - É onde você faz o Login e Logout nas sessões do Sistema Operacional, entra com o seu nome de usuário e senha e tem acesso a sessão.

Exemplos de Gerenciadores de Login - GDM (GNOME Display Manager), KDM (KDE Display Manager), SLiM (Simple Login Manager) entre outros.


Para mais detalhes acesse os sites:
Ubuntuforum-br
Blog do Edivaldo
Openbox.org


Até a próxima.