27 abril 2015

Lançado Ubuntu 15.04

 




 Finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 15.04 Vivid Vervet e derivados oficiais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
      Finalmente saiu o Ubuntu 15.04 Vivid Vervet. Essa versão, terá suporte por 9 meses para o Ubuntu Desktop, Ubuntu Server, Ubuntu Core, Kubuntu, Ubuntu Kylin, Ubuntu Mate, juntamente com todos os outros sabores.
     Entre as principais novidades introduzidas pela Canonical no Ubuntu 15.04 está o novo Gerenciador de inicialização padrão systemd, que toma o lugar do Upstart (migração que não traz grandes melhorias em tempos de inicialização).   Contudo, o sistema de inicialização já está bem estável e integrado com toda a distribuição.
     Outra inovação importante introduzida no Ubuntu 15.04 é o novo Linux Kernel 3.19 que melhora muito o suporte a hardware. Ainda no quesito hardware, a distribuição também atualiza os drivers de código aberto e proprietários para placas gráficas.
     No que diz respeita ao Unity, o menu padrão dos aplicativos está integrado na barra de título. Porém, você ainda pode restaurar o menu no painel de configurações do sistema, acessa as configurações de aparência, na seção comportamento.
     A nova versão também traz várias atualizações para GTK+3.14. Uma migração que traz consigo novas e atualizadas versões dos aplicativos padrão como o Nautilus 3.14.2, Totem/Gnome Video 3.14.2 e etc. Além deles, essa lançamento inclui as versões mais recentes dos seguintes aplicativos:
  • systemd, 
  • Unity 7.3, 
  • Compiz 0.9.12, 
  • Firefox 36, 
  • LibreOffice 4.4, 
  • Chromium 41, 
  • Mesa 10.5.x, 
  • Xorg Server 1.17.x. 
  • Pulseaudio foi atualizado para a versão 6, preparando o caminho para uma mudança para o próximo lançamento do Bluez5. 
      Uma das maiores alterações este ciclo é a alteração do upstart para systemd como padrão para o gerenciamento de boot e de serviço de inicialização do sistema.

Ubuntu Desktop ganhou várias melhorias incrementais, com versões mais recentes do GTK e Qt, atualizações para os principais pacotes, como o Firefox e LibreOffice, e melhorias de estabilidade do Unity.

O Ubuntu Server 15.04 inclui a versão Kilo do OpenStack, ao lado de ferramentas de implantação e gerenciamento, que economizam tempo para as equipes DevOps
quando implantando aplicações distribuídas - se em nuvens privadas ou públicas,  servidores x86 ou ARM, ou em laptops de desenvolvedores. Vários tecnologias de servidor de chaves, desde MAAS para Ceph, foram atualizados para uma nova versão com uma variedade de novos recursos.
     Já o Ubuntu Server traz o OpenStack 2015.1, LXC 1.1 e assim por diante.       Quanto aos derivados oficiais do Ubuntu, destaque para estreia do Ubuntu Mate. Esse lançamento inclui várias novas melhorias e personalizações no ambiente de desktop MATE.
     Outra alteração diz respeito ao Kubuntu que estréia com 5 Plasma (5.2.2) e do KDE Frameworks 5.9.0, enquanto que para o Gnome Ubuntu, Xubuntu e Lubuntu são boas ou más só vários upgrades.
     No que se refere aos derivados oficiais Ubuntu Mate Debuts, lançamento que inclui várias otimizações e personalizações de ambiente desktop novo colega. Outras notícias sobre o Kubuntu, que estreou a 5 Plasma (5.2.2) e KDE Frameworks 5.9.0 (para obter mais informações) enquanto o Ubuntu Gnome, Xubuntu e Lubuntu trazem apenas várias atualizações.
      Atualizações de manutenção será fornecido durante 9 meses para todos os sabores lançados com o 15.04.

Créditos: Blog do Edivaldo
                Site Ubuntu Fórum