01 abril 2015

Como instalar o Xfce 4.12 em Xubuntu 14.04 LTS e Xubuntu 14.10

     Xfce 4.12 foi liberada por alguns dias agora e muito poucas distros já estão fornecendo os arquivos de instalação necessários nos repositórios. A equipe de desenvolvimento Xubuntu montou um PPA para que os usuários do 14.04 LTS e 14.10 filial sejam capaz de instalá-lo facilmente.

     Xubuntu é baseado no Ubuntu e é um sabor oficial, de modo que o procedimento para adicionar um PPA e para a instalação de pacotes a partir de repositórios de terceiros é praticamente o mesmo. Isso pode ser feito quer a partir de um terminal ou de Software Fontes GUI. O resultado final é o mesmo e não deve levar muito tempo para realizá-lo.

     Como de costume, a instalação de uma peça complexa de software como o Xfce pode quebrar seu sistema ou, pelo menos, criar alguns problemas. Idealmente, seria uma boa ideia para experimentá-lo como um sistema secundário e não em uma máquina de produção. Também é bem possível que as correções e outras várias mudanças chegarão através deste PPA nas próximas semanas e meses.


Como instalar o Xfce 4.12 em Xubuntu

 Os Xfce 4.12 pacotes estão disponíveis apenas para Xubuntu 14.04 LTS e Xubuntu 14.10. Há uma outra entrada no PPA para Xubuntu 12.04 LTS, mas não é suportado. Tudo que você precisa fazer é abrir um terminal e digitar alguns comandos. Além dos 4.12 pacotes regulares, você também pode querer instalar um PPA secundário chamados "extras Xubuntu" que vem com um Pulseaudio plugin, xfdashboard, e alguns outros. Por favor, tenha em mente que você precisa ser root:

código
sudo add-apt-repository ppa: xubuntu-dev/xfce-4.12
sudo add-apt-repository ppa: xubuntu-dev/extras
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Isso é muito bonito tudo o que você precisa fazer. Após o download e instalação dos pacotes foi concluída, você precisa sair e voltar a entrar. Agora você está conhecendo Xfce 4.12.