11 novembro 2015

LXQT chega com a versão 0.10.0

   Desde a união das equipes do LXDE e do Razor-qt, transformando os dois ambientes em um novo produto chamado LXQT o qual está aos poucos substituindo o LXDE, muitas novidades vem chegando ao ambiente, principalmente visual, buscando uma maior preocupação com a beleza do desktop, sem perder o foco em ser um ambiente leve e clássico.



   Infelizmente o LXQT não conta com uma equipe de desenvolvimento grande como a do Gnome, KDE ou XFCE, inclusive uma das maiores reclamações dos desenvolvedores do projeto LXQT é a falta de mão de obra, por este motivo as atualizações e desenvolvimento do projeto ocorre de forma muito mais lenta do que em outros ambientes.

   Porém isso não significa que o LXQT está estagnado, pelo contrário, a equipe anunciou a versão 0.10.0 do LXQT que traz diversas melhorias e novidades ao ambiente gráfico. A nova versão vem 9 meses depois da última e traz 400 correções (nada mal para uma comunidade pequena) e suporte a novos idiomas, ainda foi incluído dois frameworks do KDE 5, sendo eles o Solid e o Kscreen.

   Um novo módulo para execução de aplicações gráficas com permissão de administrador, também surge nessa nova atualização, denominado de lxqt-sudo. O painel recebeu novas funções, que incluem ocultação automática, agrupamento de tarefas, suporte para arrastar e soltar e notificação de status.

   O gestor de arquivos do LXQT também recebeu um tratamento e agora conta com sistema de busca, melhor suporte para a lixeira e suporte de navegação com botões laterais do mouse.

   A equipe aproveita a nova atualização, para novamente convidar pessoas que estejam interessadas em colaborar com o projeto LXQT, seja para desenvolvimento, design ou tradução, todos os interessados devem entrar em contado com a equipe do LXQT, para conseguirem mais informações de como proceder.

   Como você pode ver o LXQT está longe de chegar a uma versão estável, no entanto seu desenvolvimento ocorre de forma eficiente e prometendo a cada dia, um ambiente leve, bonito e funcional para aumentar a gama de ambientes gráficos disponíveis aos usuários Linux. Por enquanto a única distribuição que já conta com o LXQT 0.10.0 é o Arch Linux, e também o Openmandriva que está com uma versão Alpha em testes e demais distros que já suportem o LXQT devem trazer em breve essa atualização.




Até a próxima!