02 julho 2019

Lançado Mageia 7

Foi lançado no dia 1º de julho o mais novo lançamento da distribuição Mageia.

Está repleto dos mais recentes softwares da plataforma Linux, incluindo utilitários e ambientes gráficos. Baseada em RPM, a distribuição Linux é um fork da popular Mandriva, distro Linux que fechou suas portas em 2011.

Nota: "Todos no Mageia estão muito felizes em anunciar o lançamento do Mageia 7. Todos nós esperamos que o lançamento funcione tão bem para você quanto durante nossos testes e desenvolvimento", diz o anúncio oficial. "Há muitos novos recursos, atualizações interessantes e novas versões de seus programas favoritos, bem como suporte para hardware muito recente."


Quais as novidades:

Com dois anos de atualizações para entregar, é justo dizer que o Mageia 7 está repleto de novos recursos, como o suporte “experimental” para dispositivos ARMv7 e aarch64, além de muitas atualizações de pacotes, o que inclui o Linux Kernel 5.1, o KDE Plasma 5.15 por padrão (embora outros ambientes gráficos estejam disponíveis) e o mais recente e melhor software open source, incluindo o LibreOffice 6.2.3, Chromium 73 e Mozilla Firefox 67.

A distribuição Linux também traz o aplicativo Mageia Control Center (MCC) e uma tela de boas-vindas (Welcome), com este último estando "retrabalhado" para ser mais fácil de usar pelos novos usuários. Além disso, está disponível o mais recente gerenciador de pacotes DNF, para lidar com RPM, bem como o suporte para front-ends de software AppStream (como o GNOME Software e Plasma Discover) e aplicativos de terceiros disponíveis no Fedora COPR e openSUSE Build.

O sistema operacional também permite que você mude para o gerenciador de boot rEFInd, caso o GRUB 2 não satisfaça suas necessidades. No lado do suporte para hardware, está disponível o X.Org 1.20.4 (embora também seja possível usar uma sessão Wayland), a pilha gráfica Mesa 19.1 e suporte aprimorado para a tecnologia NVIDIA Optimus via Bumblebee, Nouveau offloading ou através do novo mageia-prime.

Para saber mais acesse aqui.

Fonte: Linux Buzz.

Até a próxima!