08 julho 2019

Lançado Debian 10

O projeto Debian anunciou o lançamento do Debian 10 (codinome "buster"), a mais recente versão estável do popular projeto comunitário e a maior distribuição Linux do mundo cujos primórdios datam de 1993:
Nota: "Após 25 meses de desenvolvimento o projeto Debian orgulha-se de apresentar sua nova versão estável 10, que será suportada pelos próximos 5 anos".



Esta nova versão do Debian vem com muito mais software do que seu antecessor, a distribuição inclui mais de 13.370 novos pacotes, totalizando mais de 57.753 pacotes A maioria dos softwares na distribuição foi atualizada.

O Debian novamente vem com vários aplicativos e ambientes de desktop.Entre outros, inclui agora o GNOME 3.30, o KDE Plasma 5.14, o LXDE 10, o LXQt 0.14, o MATE 1.20 e o Xfce 4.12. traz uma estrutura de controle de acesso obrigatória habilitada por padrão novas instalações do Debian Buster terão o AppArmor instalado e habilitado.

Veja o anúncio de lançamento e as notas de lançamento detalhadas para mais informações. Como no lançamento anterior, o Debian 10 está disponível como um conjunto de DVDs de instalação padrão, bem como um conjunto separado de imagens de DVD ao vivo com ambientes de desktop populares, incluindo uma recém-adicionada edição LXQt.

Aqui está o link de download para instalar ou se preferir testar primeiro antes de instalar.

Até a próxima!