17 novembro 2016

Ubuntu Budgie agora é o mais novo sabor oficial do Ubuntu


Após dois lançamentos bem sucedidos, a distribuição Linux conhecida como "budgie-remix" foi aceita como um sabor oficial do Ubuntu graças a uma votação que ocorreu durante uma reunião que aconteceu hoje, 08 de novembro, com os desenvolvedores da distro juntamente com uma equipe da Canonical, mais precisamente o conselho técnico do sistema operacional da empresa.

Durante a votação, não houve votos negativos ou abstenções, ou seja, todos os representantes da empresa que estavam presentes na reunião votaram positivo. Com a decisão, a mais nova distribuição Linux a fazer parte da família Ubuntu passará a se chamar Ubuntu Budgie.







Caso você ainda não esteja muito ligado no assunto, saiba que o principal destaque do sistema operacional é o ambiente gráfico Budgie, onde seu principal desenvolvedor é o projeto Solus e que faz uso das mais recentes tecnologias do GNOME, porém, não é simplesmente um fork do mesmo.

E que venha os benefícios

Agora que o sistema operacional ganhou o status de "sabor oficial", vieram também alguns benefícios como, por exemplo, os futuros arquivos para download poderão ser hospedados nos servidores principais do Ubuntu, a equipe por traz da distro também terão acesso a uma grande infra-estrutura da Canonical para a construção, testes e distribuição automatizada, incluindo a criação de imagens ISO diariamente, e assim por diante.

Sem falar que a comunidade do Ubuntu Budgie poderá também fazer uso dos recursos "oficiais" do Ubuntu, como o Ubuntu Forums, Ubuntu Wiki e Launchpad.



Mais atenção, mais benefícios... Mais responsabilidades

Para alcançar o sucesso com o próximo Ubuntu Budgie 17.04, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas a equipe, composta de desenvolvedores e entusiastas de código aberto espalhados por todo o mundo, afirma estar preparada para os futuros desafios.

"Toda a equipe está completamente animada, porém, realista - todos sabem o que é necessário para contruir o 17.04", afirmou David Mohammed, líder do projeto Ubuntu Budgie, ao site OMG! Ubuntu! "Agora avançamos a todo vapor e estamos ansiosos para trabalhar com o Ubuntu Developer Membership Board para examinar e trabalhar os aspectos técnicos. Trabalhar juntos nos permitirá aderir aos padrões comunitários que outros sabores seguem."

Caso você esteja curioso e queira conferir de perto o projeto budgie-remix, é possível fazer download da última versão do sistema operacional, baseada no Ubuntu 16.10, a partir do site oficial, clicando aqui. A próxima versão da distro, Ubuntu Budgie 17.04, só deverá estar disponível em abril do próximo ano, que é quando o próprio Ubuntu 17.04 e seus outros sabores oficias também estarão disponíveis.

Até a próxima!