04 setembro 2015

Como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados

   Se você não gosta do atual KDE e quer usar a versão antiga dele (3.5), veja como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados.

   Sabe o ambiente que é usado na distribuição Q4OS, o nome dele é TDE, ou Trinity Desktop Environment. Esse desktop começou como uma continuação do K Desktop Environment (KDE) versão 3. O nome Trinity foi escolhido em parte porque a palavra significa “três” e TDE foi uma continuação do KDE 3.

   TDE agora tem o seu próprio projeto de ambiente desktop do computador. O projeto TDE foi fundado por Timothy Pearson e ainda é liderado por ele. Timothy é um desenvolvedor de software experiente e qualificado, pois foi o coordenador do KDE 3.x e de versões anteriores do Kubuntu.
   Resumindo, o projeto TDE é um fork do KDE que oferece um ambiente de desktop para sistemas operacionais Unix-like. Isso aconteceu porque o KDE 3.5 foi ótimo, mas depois de algumas modificações por desenvolvedores que não agradaram os fãs do KDE e o TDE surgiu para preservar o KDE 3.5.
O ambiente Trinity Desktop é voltado para as pessoas que realmente gostam de como as coisas eram no passado. Então, se você é um fã do KDE 3.5 e não gosta das novas versões do ambinete, ele é para você. Ele pode ser executado em qualquer versão suportada das principais distribuições Linux, como Debian, Ubuntu, Red Hat, CentOS, Fedora, Mageia, OpenSUSE, e PCLinuxOS. E se você não quiser instalar ele em sua distribuição, existe ainda um Live-CD disponível.

Para instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial.
echo "deb http://ppa.quickbuild.pearsoncomputing.net/trinity/trinity-r14.0.0/ubuntu $(lsb_release -sc) main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/trinity.list
echo "deb http://ppa.quickbuild.pearsoncomputing.net/trinity/trinity-builddeps-r14.0.0/ubuntu $(lsb_release -sc) main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/trinity-builddeps.list
Passo 4. Baixe e instale a chave do repositório com o comando abaixo:
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.quickbuild.pearsoncomputing.net --recv-keys F5CFC95C
Passo 5. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 6. Agora use o comando abaixo para instalar o ambiente;
sudo apt-get install kubuntu-default-settings-trinity kubuntu-desktop-trinity

Desinstalando o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados

Para desinstalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. No Ubuntu e derivados, desinstale o ambiente Trinity Desktop, usando os comandos abaixo;
sudo apt-get remove kubuntu-default-settings-trinity kubuntu-desktop-trinity
sudo apt-get autoremove
Passo 3. No Debian e derivados, desinstale o ambiente Trinity Desktop, usando os comandos abaixo;
sudo apt-get remove kde-trinity
sudo apt-get autoremove

Referência Blog do Edivaldo.

Até a próxima.