29 novembro 2016

Lançado o Fedora 25

   Foi lançado no dia 22 de novembro, o tão aguardado Fedora 25. A nova versão do sistema operacional, que passou por um período de desenvolvimento de seis meses e foi adiado duas vezes, é um marco importante para o projeto, sendo a primeira das mais importantes distribuições Linux que traz o Wayland como o servidor de exibição principal, mas apenas na edição Workstation, que o oferece aos usuários o ambiente gráfico GNOME 3.22, deixando o Xorg como uma segunda opção.


   "Wayland agora substitui por padrão o antigo servidor de exibição X11. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais suave e mais rica ao navegar no Fedora Workstation. Como todo o software, ainda pode haver alguns bugs. Você ainda pode escolher o antigo servidor X11, se necessário. Depois de selecionar o usuário de login, use o ícone de configurações para alternar. Mas esse servidor de exibição mais recente foi projetado para acompanhar o sistema operacional e hardwares modernos", diz Paul W. Frields, ex-líder do projeto Fedora.

   Contudo, o Wayland ainda não está pronto para quem curte aquela jogatina e, claro, faz uso dos drivers proprietários, como é o caso de quem possui uma placa moderna da NVIDIA. Ou seja, se você quer rodar jogos AAA, onde os drivers open source podem não oferecer o máximo de desempenho, será necessário ativar o X.Org Server (X11). Felizmente, essa limitação deve acabar em um futuro não muito distante, isto é, no caso do GNOME com Wayland.

   Entre outras coisas implementadas no Fedora 25 que merecem destaque, está a adição de uma nova ferramenta chamada "Fedora Media Writer", que promete permitir aos usuários criar Live USB com o Fedora e outras distribuições Linux, suporte para reprodução de arquivos MP3, a implementação de melhorias para o formato universal Flatpak e, sob o capô, está presente o Linux Kernel 4.8.

   Além disso, foram corrigidos problemas envolvendo extensões do GNOME Shell, o que significa que sua antiga extensão agora deve ser totalmente suportada na edição Workstation. Para as "Spins" do Fedora 25, estão disponíveis os ambientes gráficos KDE Plasma 5.8 LTS, Xfce 4.12, MATE 1.16, Cinnamon 3.2 e LXDE.

Você pode fazer download do Fedora 25 Workstation agora mesmo, através do site do Fedora.

Até a próxima!

17 novembro 2016

Ubuntu Budgie agora é o mais novo sabor oficial do Ubuntu


Após dois lançamentos bem sucedidos, a distribuição Linux conhecida como "budgie-remix" foi aceita como um sabor oficial do Ubuntu graças a uma votação que ocorreu durante uma reunião que aconteceu hoje, 08 de novembro, com os desenvolvedores da distro juntamente com uma equipe da Canonical, mais precisamente o conselho técnico do sistema operacional da empresa.

Durante a votação, não houve votos negativos ou abstenções, ou seja, todos os representantes da empresa que estavam presentes na reunião votaram positivo. Com a decisão, a mais nova distribuição Linux a fazer parte da família Ubuntu passará a se chamar Ubuntu Budgie.







Caso você ainda não esteja muito ligado no assunto, saiba que o principal destaque do sistema operacional é o ambiente gráfico Budgie, onde seu principal desenvolvedor é o projeto Solus e que faz uso das mais recentes tecnologias do GNOME, porém, não é simplesmente um fork do mesmo.

E que venha os benefícios

Agora que o sistema operacional ganhou o status de "sabor oficial", vieram também alguns benefícios como, por exemplo, os futuros arquivos para download poderão ser hospedados nos servidores principais do Ubuntu, a equipe por traz da distro também terão acesso a uma grande infra-estrutura da Canonical para a construção, testes e distribuição automatizada, incluindo a criação de imagens ISO diariamente, e assim por diante.

Sem falar que a comunidade do Ubuntu Budgie poderá também fazer uso dos recursos "oficiais" do Ubuntu, como o Ubuntu Forums, Ubuntu Wiki e Launchpad.



Mais atenção, mais benefícios... Mais responsabilidades

Para alcançar o sucesso com o próximo Ubuntu Budgie 17.04, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas a equipe, composta de desenvolvedores e entusiastas de código aberto espalhados por todo o mundo, afirma estar preparada para os futuros desafios.

"Toda a equipe está completamente animada, porém, realista - todos sabem o que é necessário para contruir o 17.04", afirmou David Mohammed, líder do projeto Ubuntu Budgie, ao site OMG! Ubuntu! "Agora avançamos a todo vapor e estamos ansiosos para trabalhar com o Ubuntu Developer Membership Board para examinar e trabalhar os aspectos técnicos. Trabalhar juntos nos permitirá aderir aos padrões comunitários que outros sabores seguem."

Caso você esteja curioso e queira conferir de perto o projeto budgie-remix, é possível fazer download da última versão do sistema operacional, baseada no Ubuntu 16.10, a partir do site oficial, clicando aqui. A próxima versão da distro, Ubuntu Budgie 17.04, só deverá estar disponível em abril do próximo ano, que é quando o próprio Ubuntu 17.04 e seus outros sabores oficias também estarão disponíveis.

Até a próxima!

08 novembro 2016

Linux Mint 18.1 se chamará “Serena” e deve ser lançado ainda este ano

O líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, publicou na última quinta-feira (27) uma pequena postagem no blog oficial do sistema operacional onde ele revela alguns detalhes sobre a próxima versão, a 18.1, que deve se chamar “Serena”. O Linux Mint 18.1 deve ser baseado no Ubuntu 16.04 LTS, proporcionado suporte aos usuários até 2021, e contará com novos recursos e softwares atualizados.



Além disso, como era de se esperar, os usuários do atual Linux Mint 18 "Sarah" poderão atualizar para a futura nova versão do sistema operacional facilmente, já que todo o processo de atualização será realizado quase que automaticamente através do gerenciador de atualizações (Update Manager).

"O segundo lançamento da série Linux Mint 18.x se chamará "Serena". Linux Mint 18.1 está previsto para ser lançado em meados de novembro ou dezembro de 2016 e será suportado até 2021. Os atuais usuários do Linux Mint 18 poderão atualizar. Esta atualização irá ser fácil e segura e será realizada por meio do Update Manager", afirma Clement Lefebvre.

Entre outras novidades da nova versão do sistema operacional, estão os ambientes gráficos MATE 1.16 e Cinnamon 3.2, o suporte para os formatos universais de pacotes de instalação Flatpak e Snap, aplicações X-Apps atualizadas, mais melhorias para HiDPI e muito mais.

Mais detalhes sobre o Linux Mint 18.1 “Serena” serão revelados nas próximas semanas. Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades!

É isso e até a próxima!