27 abril 2015

Lançado Ubuntu 15.04

 




 Finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 15.04 Vivid Vervet e derivados oficiais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
      Finalmente saiu o Ubuntu 15.04 Vivid Vervet. Essa versão, terá suporte por 9 meses para o Ubuntu Desktop, Ubuntu Server, Ubuntu Core, Kubuntu, Ubuntu Kylin, Ubuntu Mate, juntamente com todos os outros sabores.
     Entre as principais novidades introduzidas pela Canonical no Ubuntu 15.04 está o novo Gerenciador de inicialização padrão systemd, que toma o lugar do Upstart (migração que não traz grandes melhorias em tempos de inicialização).   Contudo, o sistema de inicialização já está bem estável e integrado com toda a distribuição.
     Outra inovação importante introduzida no Ubuntu 15.04 é o novo Linux Kernel 3.19 que melhora muito o suporte a hardware. Ainda no quesito hardware, a distribuição também atualiza os drivers de código aberto e proprietários para placas gráficas.
     No que diz respeita ao Unity, o menu padrão dos aplicativos está integrado na barra de título. Porém, você ainda pode restaurar o menu no painel de configurações do sistema, acessa as configurações de aparência, na seção comportamento.
     A nova versão também traz várias atualizações para GTK+3.14. Uma migração que traz consigo novas e atualizadas versões dos aplicativos padrão como o Nautilus 3.14.2, Totem/Gnome Video 3.14.2 e etc. Além deles, essa lançamento inclui as versões mais recentes dos seguintes aplicativos:
  • systemd, 
  • Unity 7.3, 
  • Compiz 0.9.12, 
  • Firefox 36, 
  • LibreOffice 4.4, 
  • Chromium 41, 
  • Mesa 10.5.x, 
  • Xorg Server 1.17.x. 
  • Pulseaudio foi atualizado para a versão 6, preparando o caminho para uma mudança para o próximo lançamento do Bluez5. 
      Uma das maiores alterações este ciclo é a alteração do upstart para systemd como padrão para o gerenciamento de boot e de serviço de inicialização do sistema.

Ubuntu Desktop ganhou várias melhorias incrementais, com versões mais recentes do GTK e Qt, atualizações para os principais pacotes, como o Firefox e LibreOffice, e melhorias de estabilidade do Unity.

O Ubuntu Server 15.04 inclui a versão Kilo do OpenStack, ao lado de ferramentas de implantação e gerenciamento, que economizam tempo para as equipes DevOps
quando implantando aplicações distribuídas - se em nuvens privadas ou públicas,  servidores x86 ou ARM, ou em laptops de desenvolvedores. Vários tecnologias de servidor de chaves, desde MAAS para Ceph, foram atualizados para uma nova versão com uma variedade de novos recursos.
     Já o Ubuntu Server traz o OpenStack 2015.1, LXC 1.1 e assim por diante.       Quanto aos derivados oficiais do Ubuntu, destaque para estreia do Ubuntu Mate. Esse lançamento inclui várias novas melhorias e personalizações no ambiente de desktop MATE.
     Outra alteração diz respeito ao Kubuntu que estréia com 5 Plasma (5.2.2) e do KDE Frameworks 5.9.0, enquanto que para o Gnome Ubuntu, Xubuntu e Lubuntu são boas ou más só vários upgrades.
     No que se refere aos derivados oficiais Ubuntu Mate Debuts, lançamento que inclui várias otimizações e personalizações de ambiente desktop novo colega. Outras notícias sobre o Kubuntu, que estreou a 5 Plasma (5.2.2) e KDE Frameworks 5.9.0 (para obter mais informações) enquanto o Ubuntu Gnome, Xubuntu e Lubuntu trazem apenas várias atualizações.
      Atualizações de manutenção será fornecido durante 9 meses para todos os sabores lançados com o 15.04.

Créditos: Blog do Edivaldo
                Site Ubuntu Fórum 

22 abril 2015

Lançado Fedora 22 Beta.

 
 
 
 
 
A versão Beta contém todas as características interessantes da edição do Fedora 22 em uma forma que qualquer pessoa pode ajudar a testar. A versão beta é feito para ser completo de recursos e tem uma forte semelhança com o terceiro e último release. A versão final do Fedora 22 está prevista para Maio.
O Projeto Fedora pede sua ajuda para que os possíveis bugs possam ser reportados e para que a equipe possa corrigi-los o mais rápido possível.
O Yum foi substituído pelo DNF como o gerenciador de pacotes padrão. O DNF tem opções de linha de comando muito semelhantes e arquivos de configuração em relação ao yum, mas também tem vários grandes mudanças internas, incluindo o uso libsolv que é utilizado também pelo projeto openSUSE, para um gerenciamento mais rápido dependência. DNF-yum fornece redirecionamento automático do yum para o DNF através de linha de comando. A ferramenta de linha de comando yum clássico foi renomeado para Yum-deprecated para que seja sinalizado a etapa de transição das ferramentas e por enquanto ainda usá-lo. Plasma 5, o sucessor do KDE Plasma 4, é agora o espaço de trabalho padrão no spin Fedora KDE. Ele tem um novo tema chamado Breeze, que tem visual mais limpo e melhor legibilidade, melhora certos fluxos de trabalho e fornece uma interface global mais consistente e polida.
O spin Xfce foi atualizado para Xfce 4.12. Esta versão tem um número enorme de melhorias, incluindo suporte HiDPI, suporte para plugins GTK3, e muitas melhorias para suporte multi-monitor.

Enquanto Fedora 22 ainda está em desenvolvimento ativo, há uma série de novos recursos desenvolvidos em paralelo para o Fedora 23 também. Apesar de todas estas características são do trabalho em andamento os planos não foram finalizados. Abaixo estamos disponibilizando o download da versão Worksatation, para outros sabores visite o anúncio oficial e faça o download.

Créditos: Blog Sempre Update.org

16 abril 2015

Lançado o Linux Mint Debian Edition (LMDE) 2-codinome "Betsy".

O site oficial internacional do Linux Mint publicou há pouco a liberação da versão final do Linux Mint Debian Edition (LMDE) 2, codinome "Betsy".

O LMDE (Linux Mint Debian Edition) é uma distribuição muito interessante, voltada a usuários experientes e que fornece o mesmo ambiente da versão tradicional do Linux Mint, porém, utilizando como base de pacotes o Debian, em vez do Ubuntu.

Para maiores informações sobre este lançamento (inclusive para acessar os links de download da distro), clique em algum dos links abaixo:


http://blog.linuxmint.com/?p=2808
http://blog.linuxmint.com/?p=2809

Até a próxima.

11 abril 2015

Configurar seu modem 3G no Linux



     Conexão à Internet via modem 3G não é privilégio para ninguém; muitos aproveitam planos pré-pagos de algumas operadoras para acessar internet via modem 3G e outros adquirem pacotes 3G através de diversos planos. Mas independentemente da maneira que escolha para conectar a rede 3G, alguns têm dificuldade para configurar seu modem em sua distribuição Linux favorita. Portanto, confira esse artigo completo que explica como configurar a maioria dos modens 3G disponíveis no mercado!

Existem diversos modelos de modem 3G... alguns são bem simples para configurar, pois possuem suporte ao Linux.


Para saber mais acesse: Linux Descomplicado


Até a próxima.

10 abril 2015

Configurando o Linux para iniciar em modo texto pelo Grub.

Meu Mundo Tux: Configurando o Linux para iniciar em modo texto pelo Grub.

   
     O padrão na grande maioria das distros hoje é inicialização
completamente gráfica do sistema, mas se por algum motivo particular
você desejar mudar este método e desejar que o sistema sistema
fique no modo console como antigamente, onde se usava o comando
startx para iniciar o X Window faça o procedimento abaixo.



     Nas distros mais recentes do ubuntu e derivados iniciar o sistema pelo
modo texto e diferente, já que não mais existe o arquivo
/etc/inittab onde se podia apenas alterar o número do runlevel para
fazer o sistema entrar diretamente no console no boot.
Créditos: Blog Meu Mundo Tux.

Como configurar o Ubuntu para inicializar diretamente em modo texto

Como configurar o Ubuntu para inicializar diretamente em modo texto.



 Embora não seja o ideal para a maioria dos usuários, pode ser que um dia
você precise que o Ubuntu inicie em modo texto. Quando isso se tornar
necessário, veja aqui como configurar o sistema para que ele faça isso.

 Normalmente, quando você quer apenas usar temporariamente o modo texto, só é preciso pressionar as teclas Ctrl + Alt + F1 no para conseguir isso.

Mas se o que você precisa realmente é deixar o sistema iniciando em modo texto, este simples tutorial irá como configurar o Ubuntu para iniciar diretamente na linha de comando (modo texto ou console, como alguns chamam).

Créditos: Blog do Edivaldo.

Como instalar os drivers da Nvidia usando o Modo de Recuperação(Grub) no Ubuntu.

TutorFree: Como instalar os drivers da Nvidia usando o modo de recuperação do Ubuntu.



  Se você encontrar problemas para instalar o driver mais recente da
Nvidia em seu sistema em modo normal ou caso tenha problemas
relacionados (tela preta com branco intermitente sublinhado, por
exemplo), você pode tentar instalar o driver da Nvidia via modo de
recuperação. Problemas gráficos da Nvidia não podem ser resolvidos por
todos os usuários depois de usar este método porque ele depende do
hardware e do software utilizado (modelo de placa gráfica, versão do
kernel, etc.). Aqui está uma tentativa.

DrakConf-Centro de Controle da Mandriva Linux - mcc - drakconf

Configuração do Driver de Vídeo no OpenMandriva (Modo Texto)


Em caso de erro no sistema gráfico podemos ir para uma tty/console apertando consecutivamente CONTROL+ALT+F2, logo para acessar o Centro de Controle devemos digitar:
 [usuario@localhost ~]$ su ‐
 Password: xxxxx

Depois de digitar a nossa senha(senha de root) já estaremos como root, logo e só digitar mcc ou drakconf
[root@localhost ~]# drakconf
[root@localhost ~]# mcc

 Para voltar a modo gráfico ALT+F7

 Para saber mais:Docs.mandriva-br.org/mandriva/centro_de_controle_mandriva_linux#centro_de_controle_da_mandriva_linux_-_mcc_-_drakconf